0

O financiamento da educação pública e a falta de verbas que limita o desenvolvimento educacional no Brasil são temas da Aula Pública que a Associação de Docentes e o Diretório Central dos Estudantes promovem hoje, a partir das 18 horas, no anfiteatro do Vadião, na UFPA. O evento é gratuito e aberto a toda a população paraense.
Com o tema “10% do PIB nacional para a educação pública já!”, a aula será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás Nelson Cardoso Amaral. Doutor em Educação, Amaral desenvolve pesquisas na área de financiamento da educação superior e compara os investimentos educacionais nos governos de FHC, Lula e Dilma, analisando o custo de cada aluno, gastos com pessoal, custeio e capital e a origem e destinação dos recursos voltados para a educação.
De acordo com o Grupo de Trabalho de Política Educacional da ADUFPA, o Brasil aplica menos de 5% do PIB nacional em educação. A falta de investimento se reflete nas condições de ensino, na infraestrutura precária das escolas, nos salários baixos dos trabalhadores e nos mais de 14 milhões de analfabetos totais e 29,5 milhões de analfabetos funcionais.
Na avaliação do DCE, a sociedade precisa discutir a gestão do Orçamento, de modo a garantir mais investimentos e inverter a lógica perversa de distribuição de recursos, modificando a estrutura de poder que desvia milhões da educação, através do pagamento de juros da dívida pública e pela corrupção.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Crea-PA: mudo e quedo

Anterior

Vai continuar assim?

Próximo

Você pode gostar

Comentários